O processo de armazenagem de mercadorias é uma das etapas cruciais na logística, pois abrange a organização e conservação dos mais diversos tipos de mercadorias em armazéns ou centros de distribuição, por exemplo. Dessa forma, o seu objetivo principal é facilitar a distribuição eficiente e segura de cada item até o seu destino final. Com isso, ele serve para otimizar o fluxo de mercadorias, minimizar custos e aprimorar o atendimento ao cliente.
Diante disso, a ASN Brasil Logística explica como funciona o processo de armazenamento de cargas e quais são seus benefícios proporcionados à logística.
Como funciona o processo de armazenamento de cargas
Recebimento de mercadorias
As cargas são, primeiramente, recebidas e conferidas no local de armazenagem, além de serem verificadas em relação a sua qualidade, quantidade e documentação. Em seguida, nesta etapa ainda, os itens são registrados no sistema de gestão de armazém (WMS – Warehouse Management System).
Vale frisar que os produtos podem passar por inspeções ou triagem.
Endereçamento e movimentação interna
As mercadorias são classificadas e direcionadas para locais apropriados no armazém, sendo que, são levados em consideração critérios referentes ao tipo de carga, frequência de movimentação e condições de armazenamento como temperatura, umidade e outros.
Armazenagem propriamente dita
Os produtos são colocados em prateleiras, pallets, racks ou áreas específicas, conforme a estratégia de armazenagem da empresa (como FIFO – First In, First Out ou LIFO – Last In, First Out).
Controle de estoque
De modo geral, é feito o monitoramento constante das quantidades e localizações dos itens armazenados. Assim sendo, essa etapa pode ser automatizada com sistemas de código de barras, RFID ou sensores.
Separação e expedição
Quando ocorre a solicitação de um pedido, os itens são separados (picking), conferidos, embalados e preparados para o envio ao cliente ou próxima etapa da cadeia.
Principais benefícios do armazenamento para a logística
Esse processo não se limita apenas ao ato de guardar, mas também abrange a organização, controle de inventário, segurança e preparação para a distribuição eficiente. Por essa razão, o armazenamento propicia benefícios como:
Melhor organização do fluxo de mercadorias
A partir do armazenamento adequado das mercadorias, isso possibilita que haja um controle eficiente de entrada e saída dos produtos em estoques, minimizando perdas, avarias ou extravios.
Maior flexibilidade operacional
Com o estoque devidamente organizado e os itens disponíveis, permite responder rapidamente a questões mais complexas como as variações na demanda do mercado, promoções, sazonalidades ou imprevistos que venham a surgir.
Atendimento rápido à demanda
Entre as estratégias do processo de armazenamento de carga, ter a mercadoria próximas dos principais pontos de consumo viabiliza entregas mais rápidas, principalmente em sistemas de distribuição just-in-time. Outro ponto importante, é que facilita a etapa de picking e a expedição, diminuindo o tempo de resposta.
Redução de custos logísticos
Ao contar com um bom planejamento de armazenagem, isso promove redução de custos com transporte, evitando viagens desnecessárias ou emergenciais. Além do mais, previne multas por atraso e garante melhorias na eficiência da cadeia de suprimentos.
Consolidação de cargas
Os armazéns também podem funcionar como pontos de consolidação de produtos de diferentes fornecedores, onde posteriormente serão enviados ao cliente final em uma única remessa.
Melhoria na experiência do cliente
A partir de entregas mais rápidas e precisas, devido uma armazenagem eficiente, isso gera impacto positivo na satisfação do cliente, além de ser um fator crucial para aprimorar a reputação da empresa no mercado.
Portanto, nas operações logísticas, o armazenamento de cargas é um elemento primordial para que toda cadeia seja realizada de maneira eficiente e segura. Sendo assim, este é um dos pontos-chaves para garantir entregas efetivas.