A agricultura de precisão tem passado por diversas transformações, ainda mais por se tratar de uma atividade altamente lucrativa e competitiva. Porém, existem alguns desafios e tendências relacionadas a este segmento, por isso, torna-se necessário a aplicação de técnicas que buscam garantir o sucesso dessas operações.
Neste sentido, é importante frisar que esta estratégia surgiu antes da chegada da tecnologia, mas precisamente começou a ser utilizada no Brasil nos anos 90, sendo recentemente mais valorizada, por conta justamente dos investimentos em recursos avançados.
Devido a isso, o uso das tecnologias e outros procedimentos têm sido cada vez mais comum neste tipo de mercado, o qual tem proporcionado análise integral da área, permitindo que o produtor explore adequadamente sua produção, otimizando o uso de insumos e aumentando a qualidade no manejo da agricultura.
Diante do exposto, para que possamos compreender melhor este assunto, a seguir, explicaremos quais são os principais desafios da agricultura de precisão. Confira:
O que é a agricultura de precisão?
A agricultura de precisão nada mais é do que um sistema de manejo integrado às informações e tecnologias, o qual leva em consideração conceitos relacionados às variáveis de questões como tempo e espaço, que influenciam diretamente nos rendimentos do cultivo. Além do mais, tem como objetivo um gerenciamento mais detalhado de todo sistema da produção agrícola. Com isso, certamente visa o aumento da produtividade ao mesmo tempo que reduz o uso de insumos.
Lembrando que antes o produtor utilizava a mesma quantidade de fertilizantes em toda área cultivada, sendo que atualmente é possível fazer uma análise mais precisa do solo e a geração de mapas de fertilidade, permitindo uma distribuição de acordo com a variabilidade do solo.
Ademais, outros aspectos são considerados de suma importância como a temperatura, umidade e o cuidado necessário, pois garantem o melhor desempenho na produção. Por consequência, gera resultados positivos e o aperfeiçoamento da colheita.
Logo, com a utilização das tecnologias e procedimentos na agricultura de precisão, evitam-se desperdícios de insumos e ajuda na implementação consciente dos recursos, além propiciar muitas outras vantagens.
Quais os principais desafios existentes na agricultura de precisão?
Apesar dos diversos benefícios proporcionados pela agricultura de precisão, existem alguns desafios. Dessa forma, é considerado como principal desafio a escassez de pessoas qualificadas para atuar com as análises e processo das informações obtidas. Em virtude que, as tecnologias são benéficas, mas necessitam de profissionais especializados e que saibam lidar com os recursos disponibilizados.
Outro ponto desfavorável é a falta de comunicação, considerada um dos principais impedimentos para aplicação correta do sistema. Por esse motivo, é fundamental estudar e conhecer os processos bem como suas características e aplicações.
Além de tudo isso, a implantação desse sistema depende de recursos orçamentários e devido a falta de recursos para alguns, interfere diretamente na manutenção do processo e de sua eficiência.
Expansão do segmento
Uma das principais tendências certamente é a expansão do segmento nos próximos anos, visto que o foco inicialmente no Brasil, era para indústrias de colhedoras, onde oferecia mapas de produtividade. Entretanto, de uns tempos para cá, a agricultura de precisão vem crescendo nas culturas de soja, cana, milho, café e feijão. Além disso, também está presente na fruticultura, pecuária de precisão e irrigação de precisão.
Percebe-se ainda, que a adoção da agricultura de precisão avança no que diz respeito a amostragem do solo para aplicação localizadas de insumos e o uso de tecnologias embarcadas nas máquinas agrícolas. Assim, propicia a mobilidade nas áreas de cultivo, por meio de sistemas de direção automática como tratores, pulverizadores e colhedoras.
Vantagens da agricultura de precisão
Com a aplicação da agricultura de precisão é possível obter diversas vantagens consideráveis, tais como:
Aumento da produtividade – Com certeza, é uma das maiores vantagens da agricultura de precisão, uma vez que identifica cada espaço e aumenta a produtividade local. Isto é, proporciona uma análise ampla e assertiva, onde é possível entender o que cada ambiente precisa, promovendo ações necessárias para atingir resultados satisfatórios.
Redução de desperdícios – Com o auxílio de sistemas especializados, o produtor possui maior controle de seus insumos e, ainda, evita gastos desnecessários com irrigação e fertilizantes, por exemplo. Isso ocorre devido a aplicação das técnicas adequadas que utilizam apenas o que precisa para cada situação.
Minimização dos danos ao meio ambiente – Outra vantagem importante da agricultura de precisão, é que ela ajuda na redução de danos causados ao solo e ao meio ambiente. Desse modo, evitam a utilização excessiva de água e de outros produtos. Além do que, ocorre a diminuição da contaminação do solo, por meio da realização de atividades que distribuem seus produtos de maneira dosada.
Importância para o agronegócio brasileiro
Como podemos perceber, a principal vantagem da agricultura de precisão é o uso ideal dos insumos e a utilização de estratégias que visam solucionar os problemas das lavouras. Logo, essas práticas podem ser desenvolvidas com diversas finalidades, pois a adoção de sistemas permite acesso a uma grande quantidade de dados específicos que resultam na diminuição das incertezas do agronegócio e contribuem nas tomadas de decisões. Por essa razão, é considerada um diferencial competitivo para o agronegócio brasileiro, ainda mais porque aumenta a lucratividade das lavouras, sendo ainda, uma alternativa considerável para assegurar uma gestão mais eficiente.
Portanto, apesar dos desafios existentes na agricultura de precisão, tem tudo para que consiga ganhar cada vez mais destaque no país. O importante é garantir o correto entendimento dos conceitos básicos, além do auxílio de tecnologia que possibilita uma produção mais otimizada e que se destaca em relação à concorrência.