ASN Reversa: conheça como funciona este serviço!

quinta-feira, 14 dezembro 2023

A logística reversa refere-se ao processo de movimentação de produtos, materiais ou resíduos do ponto de consumo de volta ao ponto de origem ou a um local designado para reciclagem, reuso ou descarte adequado. Dessa maneira, esta operação funciona basicamente como o inverso da logística tradicional que transporta as mercadorias do ponto de fabricação até o ponto de consumo. 

Por essa razão, a logística reversa é especialmente relevante para lidar com resíduos, reciclagem e gestão ambiental, proporcionando maior sustentabilidade nos processos do setor. Além disso, atua com as devoluções de mercadorias que de alguma forma, não atenderam as expectativas dos consumidores, seja por motivo de arrependimento, produtos com defeitos ou pedidos entregues incorretamente.

Diante do exposto, para compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona o serviço da ASN Reversa. Confira:

Como funciona o serviço de logística reversa?

Antes de mais nada, o processo da logística reversa pode variar dependendo do motivo pelo qual os produtos estão sendo devolvidos ou reciclados. 

De modo geral, o processo da  logística reversa pode ocorrer por várias razões, entre as quais destacamos:

Reciclagem e Reuso: Produtos ou embalagens podem ser recolhidos para reciclagem ou reuso. Exemplo disso, são materiais como papel, plástico, vidro e metais, os quais são frequentemente alvo de programas de reciclagem.

Devoluções de Produtos: Em setores como varejo, é comum que os produtos sejam devolvidos pelos consumidores por diversos motivos, como defeitos, insatisfação ou simplesmente mudança de opinião quanto ao produto adquirido. 

Pós-consumo: Quando um produto atinge o ciclo final de sua vida útil, a logística reversa pode ser usada para coletar e descartar adequadamente os resíduos. Logo, isso é especialmente importante para produtos eletrônicos, baterias e outros itens que podem ser prejudiciais ao meio ambiente caso descartados incorretamente.

Sendo assim, os produtos normalmente são coletados por meio de pontos de coleta, programas de devolução ou operações de coleta em domicílio, isto é, no endereço do consumidor. Se os produtos estão sendo devolvidos por razões como defeitos ou insatisfação, eles podem ser devolvidos a um ponto de venda ou a um centro de distribuição.

Os produtos coletados são triados para determinar sua condição e destino apropriado. Itens em bom estado podem ser recondicionados para reuso ou revenda, enquanto os materiais recicláveis são separados para processamento. 

Devido a isso, os produtos geralmente são transportados de volta ao local de origem, a um centro de reciclagem ou a outro ponto de destino, dependendo do propósito da logística reversa. 

Neste sentido, os produtos que podem ser reutilizados, são recondicionados, reparados e reintroduzidos no mercado. E os materiais recicláveis são processados para serem transformados em novos produtos ou matérias-primas.

Assim também, é comum que na logística reversa haja o monitoramento em relação à algumas métricas, como o volume de produtos devolvidos, taxas de reciclagem e eficiência operacional, a fim de compreender quais produtos têm retornado.

A importância da logística reversa

Esse tipo de logística é extremamente importante para garantir que as empresas busquem medidas práticas sustentáveis e para atender os clientes mais exigentes, além de fatores como:

Conformidade com Regulamentações:

Em algumas regiões, há regulamentações ambientais rigorosas que exigem a gestão adequada de resíduos e a implementação de práticas de logística reversa. Logo, empresas que adotam essas práticas estão em conformidade com as leis e evitam possíveis penalidades.

Descarte Adequado:

Produtos ou materiais que não podem ser reutilizados ou reciclados, por meio desse processo são descartados de maneira ambientalmente responsável, conforme as regulamentações.

Responsabilidade Social Corporativa:

A logística reversa é vista como uma prática socialmente responsável. Isso porque, pode melhorar a imagem da empresa aos olhos dos consumidores e da comunidade. Ainda mais que, a partir disso, demonstram preocupação com o meio ambiente e práticas sustentáveis, promovendo a preferência dos consumidores.

Atendimento às Expectativas do Consumidor:

Os consumidores modernos estão cada vez mais conscientes ambientalmente e valorizam empresas que adotam práticas sustentáveis. Desse modo, a logística reversa atende a essas expectativas, fortalecendo o relacionamento entre as empresas e os consumidores.

Vale ressaltar que a logística reversa não apenas ajuda na redução do impacto ambiental, mas também cria oportunidades econômicas. Em virtude que, as empresas que implementam efetivamente este processo economizam recursos, reduz custos de descarte, atendem às regulamentações ambientais e até mesmo criar novas fontes de receita por meio da reciclagem de materiais.

Portanto, nota-se que a logística reversa é uma estratégia que lida com o retorno dos produtos, materiais ou resíduos à cadeia de suprimentos, colaborando diretamente com práticas mais sustentáveis e responsáveis, além de atender necessidades específicas dos consumidores.

A ASN Brasil Logística disponibiliza o serviço ASN Reversa exclusivo, o qual é dimensionado para demanda em todo Brasil.